Esportes

Competição de games que atraiu milhares de alunos chega em fase final em Maricá

O torneio é o maior da América Latina. Foto: Plantão Enfoco

A competição de videogames do Torneio Intercolegial de Games de Maricá (TI Games) chega em sua fase final neste domingo (8). Seis times jogarão em modo contínuo, em sistema melhor de cinco, se ocorrer empates eles serão disputados em mata-mata. A competição que teve início às 13h acontece até às 17h, na Arena Flamengo, a entrada é franca.

A escola vencedora irá ganhar um Game Room - equipamentos e mobiliários para a prática de e-sports (esportes eletrônicos) - entre seus alunos com idades entre 11 e 18 anos.

"Foram mais de 2 mil alunos participando, e hoje é a grande final. São duas horas de competição, cada time tem que jogar mais de 20 etapas. Esse não é só o maior torneio da América Latina, mas é o maior em geração", disse Victor Prado, diretor da For Games.

50 escolas (públicas e privadas) disputaram desde o início das etapas jogos eletrônicos a fim de revelar os três melhores times de e-atletas (jogadores profissionais) do município.

"Essa é a conclusão de um trabalho de quase um ano, onde reuniu quase todas as escolas do município. O sucesso foi incrível a gente desenvolveu um número grande de alunos. Acredito que superou as expectativas", disse José Orlando, presidente da Codemar.

O TI Games é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em parceria com a Secretaria de Educação e por meio da contratação da For Games (empresa que utiliza games como ferramenta de aprendizado e sociabilização).

Ao longo dos três primeiros meses da competição, que começou no dia 13 de junho, houve disputa interna para definir os cinco representantes de cada escola participante. Além de formar equipes, o período foi fundamental também para envolver toda a comunidade escolar (pais, responsáveis, professores e diretores das unidades) no universo dos jogos eletrônicos por meio de realização de palestras e oficinas dentro das escolas.

< Roubo de carros assusta moradores do Coelho, em SG Capotamento deixa um ferido na RJ-104, em SG <